Fale Conosco
Solidao-HortecH

14Dez2018

Solidão: Estar online ajuda ou piora?

Créditos: BBC

O fato de estar online faz você se sentir mais ou menos solitário?

É isso que queremos saber, depois que os resultados de uma pesquisa da Girlguiding mostram que as meninas têm opiniões diferentes sobre isso.

Os números, revelados exclusivamente pelo Newsround, mostram que 15% dos jovens de sete a 10 anos disseram que sentem que estar on-line e comparar sua vida com os outros pode contribuir para sentimentos de solidão. Um em cada três jovens de 11 a 16 anos sentiu o mesmo sentimento.

Kate Roberts, 18 anos, da Girlguiding disse: "Esta pesquisa mostra que a solidão é uma questão importante para meninas e mulheres jovens. Mesmo as meninas que regularmente vêem seus amigos ainda podem se sentir sozinhas se elas saem sem seus amigos. Isto pode fazer com que as meninas se sintam sozinhas e isoladas ".

Mas, curiosamente, algumas garotas disseram que sentiam o oposto de ficar online.

Um em cada cinco jovens de 7 a 10 anos disse que se sentem bem online - por exemplo, usar mídias sociais como YouTube e Instagram - ajuda-os a se sentirem menos sozinhos, enquanto três entre dez jovens de 11 a 16 anos se sentem assim.

A solidão é um novo problema para as jovens?

Não é a primeira vez que a solidão aparece nas notícias recentemente. Pesquisas recentes sugerem que é uma questão que está afetando cada vez mais os jovens - especialmente as meninas.

Na semana passada, o Office for National Statistics divulgou números que sugeriam que cerca de um em cada 10 jovens (com idades entre 10 e 24 anos) no Reino Unido muitas vezes se sentem solitários.

Mais de um em cada três disseram que às vezes se sentiam solitários - e na verdade eram mais garotas que se sentiam assim do que os garotos.

Os números também mostraram que alguns jovens usaram as mídias sociais para "encobrir" seus sentimentos.

No começo deste ano, Childline (uma instituição de caridade para adolescentes) relatou que mais crianças estavam buscando ajuda da caridade para problemas com a solidão.

Também, disse que a mídia social pode estar causando mais filhos a ter esses sentimentos.

O que causa solidão nos jovens?

Há muitos fatores que podem fazer com que um jovem - seja uma menina ou um menino - se sinta solitário. Os resultados do Girlguiding mostraram que não era apenas estar online que pode cauasr este sentimento.

As meninas disseram que há outros fatores também que eles acham que provavelmente contribuirão para que garotas e jovens se sintam assim. Estes incluíram:

1-) Não ter ninguém para conversar
2-) Não ter ninguém para entender seus problemas
3-) Achando difícil fazer amigos
4-) Não tendo oportunidades suficientes para experimentar coisas novas e divertidas
5-) Não se sentir segura fora
6-) A área onde você mora
- por exemplo, no país, falta de transporte público, menos área de lazer, etc.

O que pode ajudar a lidar com a solidão?

Nesta pesquisa mais recente, estar on-line não chegou ao topo da lista de maneiras que poderiam ajudar as meninas a se sentirem menos sozinhas.

Pouco menos de três quartos das crianças de 7 a 10 anos (72%) achavam que conversar com um amigo poderia ajudar a fazer isso.

Conversar com familiares, fazer atividades ou brincar com animais de estimação, participar de atividades como arte ou esporte, fazer parte de um grupo de jovens, ir ao ar livre e ajudar outras pessoas também foram listados como boas maneiras de lidar com sentimentos solitários.

O que você deve fazer se estiver preocupado(a)?

Se você está preocupado(a) com qualquer coisa que tenha lido neste artigo, ou se está preocupado(a) que você ou alguém que você conhece esteja passando por sentimentos de solidão, é importante que você fale com alguém sobre como se sente.

Pode ser um adulto em quem você confia como pai, mãe, outro membro da família ou professor.

Tags -
  • Conportamento,
  • Redes Sociais,
  • Solidão,